30 dezembro de 2001

Olá.. Hoje vou republicar aqui (embora possa ser acessado via links de postagens anteriores) o post do amigo Marcílio de dezembro de 2001 (início de nosso Blog...) talvez porque achei interessante relembrar, ou porque o assunto é atualíssimo... eu , melhor: nunca saiu de moda!.. lá vai.. .
-----------------
Brasil para principiantes II

Brasil para principiantes - venturas e desventuras de um brasileiro naturalizado, esse é o nome do livro que citei outro dia. Peter Kellemen, o autor, é húngaro de origem e diplomata, segundo o Sr. Ricardo Vélez Rodríguez (Da Academia Brasileira de Filosofia. Professor Titular da Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro).
Editora Civilização Brasileira, Rio, 4a. edição.1961. No sebo da livraria Osório há um exemplar sendo oferecido por R$7,00. Kellemen parece ter inspirado Robert M. Levine, autor de Brazilian Legacies.
Na contra-capa do livro de Kellemen há a seguinte provação: "Se você responder acertadamente às perguntas dêste teste, pode considerar-se um brasileiro bem escolado:
1 - Se lhe disserem: "Apareça lá em casa um dia dêstes, você irá?
2 - Se lhe disserem: "Não pode ser", você acreditará?
3 - Se lhe disserem: "Esperem-me às quatro", você acreditará?
4 - Se lhe disserem num Fla-Flu, "O juiz roubou o jôgo", você concordará?
5 - Se lhe disserem: ""Dá-se um geito", você confiará?
* (As respostas a estas perguntas, e a muitas outras, do mesmo tipo, estão neste livro. Pode ir, que é mole...)"

Marcílio...
-----------------------------------------------
Bração

Comentários

marcilioII disse…
Neodo,
Segue pelo correio nacional dois livros, oferta da Editora da UNISUL. O primeiro, que gostaria que Vc resenhasse, é Da Olivetti à Internet - Politica e tecnicas da noticia, coletanea de artigos organizada por Laudelino José Sardá. O segundo, para leitura nas tardes de Guapimirim, é Imigrantes 1748-1900 - Viagens que descobriram Santa Catarina, de Mariléa Leal e Raimundo Caruso.
marcilioII disse…
Aproveitando o fato de ter deixado o primeiro verbo no sigular, como posso alterar os textos destes comentarios? Houve uma época em que usei uma senha...
Neodo disse…
Olá MArcílio... não sei como.. mas vou procuirar saber..
bração e obrigado pelos livros...