Pular para o conteúdo principal

Dia de branco.. ou, dia de pôr o branco...

Uma expressão popular utilizada por muito tempo para significar a segunda-feira, dia de trabalho e que hoje é tida como racista é a do título deste post "Dia de Branco", por assim querer (eufemisticamente) dizer (ou significar) que o negro, preto ou pardo,  não trabalha... só os brancos. 

Para as novas práticas do politicamente correto, a expressão deve ser evitada por ter uma conotação racista, um racismo que é disfarçada em piada. 

Contudo, o termo pode ser também originado das práticas religiosas brasileiras de matriz africana, tais como a Umbanda, que tem o branco como a cor predominante de suas práticas religiosas e, por conseguinte, "dia de por o branco" é o dia de reunirem-se para suas atividades religiosas, geralmente na sexta-feira, dia do Orixá Oxalá, criador de todas as criaturas.

No Candomblé, outra religião brasileira de matriz africana, seus seguidos usam o Branco nas sextas-feiras, também em honra ao Orixá Oxalá. 

Dia de Branco também é o dia do Ano Novo, a cor significa, ou simboliza, Paz, sendo a cor dos renascimentos, ligadas aos ritos de passagem e às transformações.  

Então, caro amigo leitor, toda sexta-feira, todo sábado, ou, em alguns casos, toda segunda-feira, é dia de recomeçar, de reiniciar, de reinventar-se, daí a possibilidade de usar o que diz o ditado, "Dia de Branco!" - sem nenhuma conotação racista envolvida nisso!

Para terminar, vai aí uma música super ...



TODA SEXTA FEIRA COM Belô Velloso... 

bração



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação Preliminar - INSS 2015 - GEX - Porto Velho - RO

Aqui vai a lista ordenada da classificação preliminar para a GEX - Porto Velho - RO 0001 Neander Alves do Couto                                107.00 0002 Leandro Tusholska Gomes                               102.00 0003 Daniel Boni Santana                                   101.00 0004 Jakson dos Passos Andrade                             101.00 0005 Denise Maria Rodrigues Santos...

Classificação Preliminar - INSS 2015 - GEX: TEFÉ - AM

Pessoal, sem considerar os critérios de desempate, eis aí a listagem com os classificados para o INSS 2015, p ara a GEX Tefé - AM.. coloquei todos os aprovados, lembrando que o número máximo de aprovados, conforme o edital, será de 35 candidatos.. logo, até o  36.. ou os que estiverem empatados em último, será considerados, cf. edital e legislação vigente. lá vai: A dança das cadeiras ficará entre esses 9 primeiros colocados.... 0001 Anderson Nunes Almeida                      106 0002 Marcos Paulo Cavalcante                     99 0003 Francine de Bem Rossi                       98 0004 Joaquim Gomes da Costa Junior      ...

O Homem que desafiou o Diabo...

Um dos mais recentes filmes da nova safra nacional que assisti dia destes.. sinceramente um bom filme.. com o Marcos Palmeira e cia.. o filme é a dramatização do romance as pelejas de Ojuara , de Nei Leandro Casstro (que afirma que o escreveu em Chigaco à custa de longas noites de bebedeiras nas noites geladas daquela cidade estadunidense... é mole??).. O filme é estrelado por Marcos Palmeira, que convence como o mulherengo Zé Araújo , mascate que se transforma em Ojuara , o típico cabra-macho do sertão. O aventureiro não teme nada ou ninguém e vive à caça de mulheres (uma das pessagens mais bizarras do filme, que não nega a mão de Moacyr Góes, é a da Mãe de Pantanha (Flávia Alessandra).. um castelo em pleno sertão nordestino (sem contar os engfeites da tal personagen...) é bizarro! No Geral o filme convence e nos dá uma boa imagem do sexismo nordestino e das sua crenças e tradicões... Tudo regado a muita cachaça, enquanto ele ( Ojuara ) não encontra a sonhada "terra de São Saru...