Dia de branco.. ou, dia de pôr o branco...

Uma expressão popular utilizada por muito tempo para significar a segunda-feira, dia de trabalho e que hoje é tida como racista é a do título deste post "Dia de Branco", por assim querer (eufemisticamente) dizer (ou significar) que o negro, preto ou pardo,  não trabalha... só os brancos. 

Para as novas práticas do politicamente correto, a expressão deve ser evitada por ter uma conotação racista, um racismo que é disfarçada em piada. 

Contudo, o termo pode ser também originado das práticas religiosas brasileiras de matriz africana, tais como a Umbanda, que tem o branco como a cor predominante de suas práticas religiosas e, por conseguinte, "dia de por o branco" é o dia de reunirem-se para suas atividades religiosas, geralmente na sexta-feira, dia do Orixá Oxalá, criador de todas as criaturas.

No Candomblé, outra religião brasileira de matriz africana, seus seguidos usam o Branco nas sextas-feiras, também em honra ao Orixá Oxalá. 

Dia de Branco também é o dia do Ano Novo, a cor significa, ou simboliza, Paz, sendo a cor dos renascimentos, ligadas aos ritos de passagem e às transformações.  

Então, caro amigo leitor, toda sexta-feira, todo sábado, ou, em alguns casos, toda segunda-feira, é dia de recomeçar, de reiniciar, de reinventar-se, daí a possibilidade de usar o que diz o ditado, "Dia de Branco!" - sem nenhuma conotação racista envolvida nisso!

Para terminar, vai aí uma música super ...



TODA SEXTA FEIRA COM Belô Velloso... 

bração



Comentários