Pular para o conteúdo principal

Notícias UOL, 29/11/10:

Suíços aprovam expulsão de imigrantes com condenação. Medida é estabelecida um ano após lei que proíbe minaretes

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Suíça aprovou ontem, em referendo, lei que determina a expulsão automática de imigrantes condenados por crimes no país. A medida inclui cidadãos europeus.
Segundo a contagem dos votos nas 26 províncias, o sim obteve 52,9% dos votos, contra 47,1% que votaram contra. O número de pessoas favoráveis à medida, no entanto, é inferior ao que apontavam projeções anteriores.

Serão deportados automaticamente imigrantes condenados por crimes como estupro, assassinato, tráfico de drogas e pessoas. A Anistia Internacional qualificou a votação de "jornada negra para os direitos humanos".

A autoria do texto é do partido de extrema direita SVP (Partido do Povo Suíço). É o mesmo grupo político que sugeriu a polêmica proibição de minaretes nas mesquitas do país -medida também aprovada em referendo, há cerca de um ano.

Durante a campanha do referendo atual, foram usados pôsteres que mostram um grupo de ovelhas brancas chutando outra, negra, para fora de uma bandeira suíça.

O projeto foi aprovado com quase unanimidade nas regiões de língua alemã do país e negado nas áreas em que o francês é o idioma predominante -como Genebra e Friburgo.

PREOCUPAÇÃO

O governo suíço tentava uma opção mais branda para a lei, preocupado com a repercussão da medida e com receio de violar acordos com a União Europeia.

A Suíça não faz parte da União Europeia, mas mantém com o bloco um acordo que permite a livre circulação de suíços e dos cidadãos dos 27  países.

Pelo projeto do governo, o expulso deixaria o país assim que cumprisse  a pena e ficaria proibido de voltar à Suíça por um prazo de 5 a 20 anos.

Após a derrota, o Ministério da Justiça suíço assegurou que as expulsões respeitarão as leis internacionais e a Constituição.

Outro tema colocado em votação ontem no país, a implementação de impostos equitativos, foi negado por 58,5% dos votos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação Preliminar - INSS 2015 - GEX - Porto Velho - RO

Aqui vai a lista ordenada da classificação preliminar para a GEX - Porto Velho - RO 0001 Neander Alves do Couto                                107.00 0002 Leandro Tusholska Gomes                               102.00 0003 Daniel Boni Santana                                   101.00 0004 Jakson dos Passos Andrade                             101.00 0005 Denise Maria Rodrigues Santos...

Classificação Preliminar - INSS 2015 - GEX: TEFÉ - AM

Pessoal, sem considerar os critérios de desempate, eis aí a listagem com os classificados para o INSS 2015, p ara a GEX Tefé - AM.. coloquei todos os aprovados, lembrando que o número máximo de aprovados, conforme o edital, será de 35 candidatos.. logo, até o  36.. ou os que estiverem empatados em último, será considerados, cf. edital e legislação vigente. lá vai: A dança das cadeiras ficará entre esses 9 primeiros colocados.... 0001 Anderson Nunes Almeida                      106 0002 Marcos Paulo Cavalcante                     99 0003 Francine de Bem Rossi                       98 0004 Joaquim Gomes da Costa Junior      ...

O Homem que desafiou o Diabo...

Um dos mais recentes filmes da nova safra nacional que assisti dia destes.. sinceramente um bom filme.. com o Marcos Palmeira e cia.. o filme é a dramatização do romance as pelejas de Ojuara , de Nei Leandro Casstro (que afirma que o escreveu em Chigaco à custa de longas noites de bebedeiras nas noites geladas daquela cidade estadunidense... é mole??).. O filme é estrelado por Marcos Palmeira, que convence como o mulherengo Zé Araújo , mascate que se transforma em Ojuara , o típico cabra-macho do sertão. O aventureiro não teme nada ou ninguém e vive à caça de mulheres (uma das pessagens mais bizarras do filme, que não nega a mão de Moacyr Góes, é a da Mãe de Pantanha (Flávia Alessandra).. um castelo em pleno sertão nordestino (sem contar os engfeites da tal personagen...) é bizarro! No Geral o filme convence e nos dá uma boa imagem do sexismo nordestino e das sua crenças e tradicões... Tudo regado a muita cachaça, enquanto ele ( Ojuara ) não encontra a sonhada "terra de São Saru...