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segunda-feira, março 23, 2009

Empresa nacional investe menos em meio ambiente

por Andrea Vialli

As empresas brasileiras investem menos em meio ambiente do que a média internacional. Fora do Brasil, o setor privado investe cerca de 2% do seu faturamento em tecnologias sustentáveis. No Brasil, a maioria – 54 % das empresas – aporta até 1% das receitas em tecnologias. Em 27% das empresas, o total investido oscila entre 1% e 3% das receitas.

Os dados constam do estudo “Tecnologias Sustentáveis no Brasil”, realizado pela consultoria alemã Roland Berger com dois objetivos: o de mapear o tamanho da indústria ambiental no País, que inclui setores de saneamento, controle de poluição e energia limpa, entre outros; e de avaliar o interesse das companhias brasileiras em investir nessas tecnologias. Foram ouvidas 100 companhias de todos os portes no último trimestre de 2008.

De acordo com Thomas Kunze, coordenador do estudo, existe interesse das empresas para investir em melhorias ambientais. No entanto, elas esbarram em barreiras como o alto custo das tecnologias limpas e a falta de acesso a conhecimento técnico sobre o assunto.

“Para 32,5% das empresas pesquisadas, os custos das tecnologias ambientais ainda são incompatíveis com sua realidade”, afirma Kunze. Já o acesso ao crédito é um empecilho para 17,5% das companhias. Para 39% delas, a crise financeira é um fator de adiamento dos investimentos em sustentabilidade no biênio 2009-2010.

Setor ambiental vai crescer mais que automobilístico

O segmento de tecnologias ambientais movimenta US$ 16,9 bilhões no País e tem potencial para crescer 7% ao ano ano até 2020, quando deve alcançar uma receita de de US$ 25,4 bilhões. “O setor de sustentabilidade tem potencial de expansão maior que indústrias tradicionais, como automotiva e química”, avalia Thomas Timm, vice-presidente executivo da Câmara Brasil-Alemanha, que encomendou o estudo. Segundo ele, o Brasil já possui um indústria ambiental consistente. “Mas falta avançar em áreas como saneamento, água e gestão de resíduos.”

De fato: o Brasil possui apenas 51% dos domicílios coletados à rede de esgotos. Não se trata de tratamento, e sim de coleta. Europa e América do Norte, esse índice fica acima de 90%.

Metodologia para o Planejamento Estratégico

Múltiplas são as propostas metodológicas para a realização do planejamento estratégico. Contudo, ao se analisar as metodologias disponíveis com vistas à sua implementação, deve-se, além de considerar os pontos fortes e fracos da organização e as oportunidades e ameaças tanto internas quanto externas, ter em consideração, como afirma Stonner (1992), que

é através da compreensão das necessidades dos clientes e consumidores e da aplicação criativa da tecnologia a elas e pela nossa diferenciação em relação aos nossos concorrentes que a empresa será bem sucedida em nosso mercado cada vez mais turbulento. Contudo, o sucesso nestas áreas somente será obtido através de um planejamento cuidadoso, da constante vigilância e de um processo de melhoria contínua”

Além disto, para se determinar a metodologia a ser utilizada, é preciso também levar em conta as características da própria empresa e do seu ramo de atividade. A metodologia deve, segundo Almeida (1996:1) contemplar, pelo menos, os seguintes aspectos:

1 - Análise do Desempenho da Empresa

2 - Definição da Vocação e do Campo de Ação

3 - Análise da Estratégia Vigente

4 - Análise Ambiental

5 - Estabelecimento da Estratégia

6 - Estabelecimento de Objetivos e Metas

7 - Projeções

8 - Estabelecimento de Ações.


[continua....]