A Opulência do Absoluto

"dando damayatãm asmi
nitir asmi jigîsatãm
maunam caivãsmi guhyãnãm
jñãnam jñavatãm aham"
(verso 38 - Bhagavad-gita)

Tradução:

"Dentre todos os meios que reprimem a ilegalidade, sou o castigo, e daqueles processos que visam à vitória, sou a moralidade. Das coisas secretas, sou o silêncio, e dos sábios, sou a sabedoria."

SIgnificado

Há muitos agentes coibentes, dos quais os mais importantes são aqueles que abatem canalhas. Quando os canalhas são punidos, aquilo através do qual se aflige o castigo representa Krsna. Entre aqueles que estão tentando sair vitoriosos em algum campo de atividade, o elemento mais vitorioso é a moralidade. Entre as atividades confidenciais em que se precisa ouvir, pensar e meditar, o silênciao é muito importante porque, com o silêncio, pode-se fazer um rápido progresso. Homem sábio é aquele que pode discriminar entre matéria e espírito, entre as naturezas superior e inferior de Deus. Semelhante conhecimento é o próprio "Krsna".


Um professor...

Para mim, que abracei a carreira do magistério, a mensagem do Baghavad-gita de Krsna, parece dar um excelente conselho nestes tempos de perigosos e tentações.. mas, se temos em mente a presença de Deus, somos o próprio Deus, então, nada poderá nos desviar a tenção da nobre causa...


bração

Comentários