zumbidos.....

Repassando........ (recebido por email de R. Morghetti)

Zummm... Uma mosca zumbideira zumbizou em meu ouvido um zunzunzum que... de novo campeia nos corredores do Planalto: dizem que o presidente Lula anda desacorçoado com o desempenho de sua pupila na campanha.

A continuar assim periga dela naufragar já no primeiro turno! Daí que... poderia estar sendo articulado um plano B,  uma manobra salvadora para os Petistas: Lula renunciaria a seu cargo para se lançar candidato a vice de Dilma, e assim poder acompanhá-la em tudo que é palanque .

Creem os "Grandes Pensadores" do PT que com esta alavancada Dilma obterá os votos suficientes para eleger-se Presidenta. Mas a história não termina aí!  Depois de eleita, Dilma cumpriria um breve estágio, e em seguida renunciaria por motivo de saúde... afinal já houve um "histórico" de enfermidade, não é? E assim, Lula assumiria legalmente a presidência e poderia ficar mais 8... OITO ANOS!

A mosca zumbideira  arremata o zunzunzum com este raciocínio mais do que lógico: zummm.... veja bem você... todas as peças se encaixam quando lembramos que Alencar desistiu de concorrer ao Senado e Meirelles aceitou permanecer no Banco Central, ambos abrindo mão de projetos pessoais e à troco de que? De nada?

Agora confira: os artigos constitucionais que tratam da eleição não impedem que o presidente se candidate a vice, desde que se afaste do cargo seis meses antes do pleito. Pelo menos é isso que se entende da Constituição nos parágrafos 5 e 6 do Artigo 14, que trata dos direitos políticos. Portanto, se for para acontecer esta trampa... está para estourar, pois de maio a outubro são exatamente 6 meses...

Seria a concretização do sonho Petista do terceiro e até do quarto mandato, claro, sempre respeitando a Constituição.... à moda democrática do PT.
zummmmmmmmmmm........

Comentários

Abreu disse…
Olá Néodo,

Essa mosca aí, certamente estava drogada!

Para que essa asneira fosse possível, o Congresso Nacional tinha que ter aprovado, com muita antecedência, uma PEC alterando o artigo 14 da Constituição – o que jamais aconteceu.

Além disso, o próprio Tribunal Superior Eleitoral já pacificou entendimento da impossibilidade dessa pretensão, ao assim decidir:

«Titular. Poder Executivo. Reeleição. Mandato subseqüente. Candidatura. Vice. 1. O titular de cargo do Poder Executivo que se reelegeu em um segundo mandato subseqüente não pode se candidatar a vice, MESMO TENDO SE DESINCOMPATIBILIZADO, POR RENÚNCIA, NOS SEIS MESES ANTERIORES À ELEIÇÃO a que pretende concorrer, porque isso poderia resultar no exercício de um terceiro mandato sucessivo, o que é expressamente vedado pela Constituição da República. Precedente: Consulta nº 689. (...) – (Res. nº 21.026, de 12.3.2002, rel. Min. Fernando Neves.)»

Confira o que digo diretamente na fonte:
http://www.tse.gov.br/servicos_online/catalogo_publicacoes/jurisprudencia_eletronica/livros/desincompatibilizacao/chef_exec.htm

EM TEMPO: É curioso observar que no próprio blog da suposta autora do e-mail transcrito, de Mara Assef, essa teoria amalucada não está publicada. Por que será hein?!?
Confira lá: http://por1brasilmelhor.blogspot.com/
Neodo disse…
CAro Abreu..

que bom que temos pessoas informadas para dirimir nossas dúvidas e espantar nossos maiores medos... obrigado pelo comentário..

nêodo
Neodo disse…
Revendo aqui.. e .. olha!!! A indústria das "fake's news" no Brasil é tão antiga quanto as pretensas pessoas conservadoras...que, nos dias atuais, pululam em toda parte!!!

tempos bicudos