12 DE OUTUBRO
TRÊS DATAS: NOSSA SENHORA APARECIDA, DIA DA CRIANÇA E DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA.

" 12 de outubro
Aguiar e D. Carmo foram ontem a Botafogo, e voltaram cedo. Assim o soube hoje, à porta do banco, onde me achava a conversar com o corretor Miranda. Nenhuma notícia de Tristão, mas o bilhete do padrinho já está no correio, e segue hoje mesmo para Santa-Pia.
Que as asas postais o levem, digo eu aqui neste cantinho de papel, sem advertir no rabuscado da imagem. Advirto agora, e não a risco nem substituo; asas postais servem, uma vez que vão ter à fazenda e não percam o bilhete em caminho. Quer-me parecer que também eu estou curioso de saber o que trazem as tais cartas (...)"

O Autor, não digo. Advinhe você. E o texto não é propriamente um diário, uma vez que pula do dia 10 para o 12 e depois 13, 17, e assim vai. Talvez, um memorial...

Lembro-me bem, já contei aqui que conheci um professor de latim que lia um único livro, há mais de vinte anos. Rábula, latinista autodidata, era respeitado pelo conhecimento da matéria e pela inteligência. Nada tinha de maluco, portanto; há época, porém, fiquei deveras intrigado com o inusitado da revelação. Pois bem: cá estou eu a ler, não a "Der Zauberberg", de Thomas Mann, mas um monte de livros de um só Autor, lá se vão 50 anos daquele encontro. Tudo para falar outra vez do meu e-book e dizer que baixei os livros do portal do MEC. O rocket ebook guarda até 40 livros, mas ando de olho no kindle da Amazon, que alardeia, entre outras inovações, comportar até 1500, e vai desembarcar no Brasil dia 19 próximo, segundo anunciam GIZMODO e Veja. Vale a pena conferir!

Comentários

Neodo disse…
Seria Machado??? advinho, pois nem me dei ao trabalho de pesquisar.. heheh

e quanto ao Kindle.. l´se vão 10 12 anos desde o e-book pioneiro... estamos à esperar.. oxalá venha logo!!!
marcilioII disse…
Sim. Qual o nome do livro?
Neodo disse…
não seria por acaso,, caro mestre, Memorial de Aires? :P
marcilioII disse…
CERTO. MAS há que ler mais esse bruxo por que ele sabia das coisas...